quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Profissão em Decadência: Jornalismo

Rael:

Esse não é um post para fazer piadinhas de mal gosto, muito menos desmerecer o jornalismo, que é o curso que quero fazer, esse é um post para mostrar a realidade, o que realmente acontece nessa profissão...

O jornalismo na teoria deveria mostrar a verdade do que acontece do mundo e dar valor à informação realmente útil e, principalmente transmitir sua mensagem ao público.
Jornais mais sérios como o Jornal Nacional passam sua mensagem com seriedade e tentam ser imparciais ao dar a notícia, apesar de nem sempre serem.  Nem todo mundo gosta de assistir a esse tipo de jornal, por ser mais massante e até tem quem se incomode com a mudança de câmeras constantes.
O CQC também é um jornal, e apesar de se preocuparem mais em serem engraçados, acabam passando a informação de um jeito descontraído.
Temos jornais de todosos tipos, sérios, descontraídos, na TV, impresso, na rádio, na internet, enfim sempre há um jeito de se passar informação.

Como podemos ver, com tantos jornais, acabam criando concorrências e assim começam a desviar do principal que é a informação e começam a "discretamente" atacar um ao outro. Um exemplo disso é o recente Globo X Record, enquanto todo dia a Globo mostra notícias do Pastor corrupto Edir Macedo, a Record contra-ataca falando mal do Roberto Marinho.
Enquanto elas se atacam, o telespectador fica desnorteado, pois já está cansado de saber os podres do Edir Macedo e do Roberto Marinho e quer saber coisas mais úteis à sua vida. Muitas vezes o público se sente excluído ao ver que o jornal, que deveria mostrar notícias importantes à audiencia, está mais preocupado em mostrar que sua emissora é a melhor.

Outro mecanismo para vender mais, usado principalmente pelos jornais impressos está no exagero da notícia. Transforma algo simples ou pequeno em algo enorme, ou seja, faz tempestade em um copo d'água. Isso faz o leitor se decepcionar ao ver que comprou algo que nem queria ler, achou que era algo, mas não era. Esse enorme exagero pode virar até propaganda enganosa.
Selecionei uma tirinha que mostra bem esse lado do jornalismo:


Selecionei também um vídeo recente, onde uma repórter da Record invade o link da Globo e tenta "furar fila" para fazer uma entrevista já marcada para a Globo, e pior, o apresentador da Record ainda forçando a repórter a ficar insistindo.


A psicóloga Maria Inez José, dona do blog Orientação Vocacional e Formação Profissional, gentilmente aceitou colaborar com esse post, dando a sua opnião sobre o ocorrido vo vídeo acima e sobre a atual situação do Jornalismo:
"Eu vi isso no momento que aconteceu, foi uma tremenda falta de ética tanto do apresentador do programa quanto da reporter que agora ficam querendo colocar o público contra a Rede Globo.
Na minha opinião isso se dá pela briga da audiência, além disso há emissoras e jornalistas que não tem o mínimo de bom senso para fazer as matérias.
Tudo isso aliado a má formação dada por muitas faculdades, a falta de experiência de Jornalistas que estão iniciando a profissão e apresentadores sem escrúpulos acaba acontecendo esse tipo de coisa que na minha opinião é extremamente grave pois, jornalistas são formadores de opinião.
Agora com a extinção da necessidade do diploma de Jornalismo acredito que a coisa pode ficar pior porque poderá virar cabides de empregos para parentes e amigos de funcionários, diretores, e outros tanto de emissoras de rádio e tv quanto de empresas jornalístic as.
Bem essa é a minha opinião, se precisar de mais dados e outras informações é só me enviar.
Abraços
Inez"

Obrigado a Maria Inez que me ajudou nesse post! E quem quizer algumas dicas sobre qual profissão escolher, visite o blog dela, Orientação Vocacional e Formação Profissional, clicando AQUI!

2 comentários:

Inez disse...

Rael
Adorei seu post está muito bom mesmo, você colocou muito bem o assunto, com imparcialidade.
Éexatamente isso que muitas emissoras e jornalistas fazem transformam algo pequeno e uma coisa enorme.

Coisa De Macho disse...

achei muito bom o seu post, essa briga record x globo já tava/tá enchendo o saco mesmo, e o exageiro então... pqp, tem coisas que realmente indignam, por isso parei de dar tanta bola aos jornais, e parei até de vê-los, acho que o CQC é o único válido, haha :D