sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Skate pode ser proibido em São Paulo!!!

Rael:

Pode parecer absurdo, mas olhem só essa notícia retirada do site do jornal Folha de São Paulo:

"Cena comum em centros urbanos, as manobras de skatistas que utilizam as calçadas e o mobiliário urbano como rampas podem se tornar ilegais em São Paulo. A Câmara Municipal aprovou ontem (4) projeto proibindo usar skate nas calçadas, sob pena de multa de R$ 95, que dobra para os reincidentes.

O projeto precisa passar por uma segunda votação antes de ir ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), que pode sancioná-lo ou vetá-lo.

A iniciativa de Adolfo Quintas (PSDB) foi motivada pelo "grande número de reclamações" de moradores de áreas onde a prática se popularizou, principalmente da região da avenida Paulista.

É o que diz Samuel Santos, chefe de gabinete do vereador. "Da forma esportiva como ele [skate] é utilizado, põe em risco a integridade das pessoas, principalmente as mais velhas, nas calçadas." Outro problema, diz, é o barulho causado pelo choque das pranchas no chão ou em algum móvel urbano."


ATRAÇÃO

"O que mais atrai o skatista é a relação com a arquitetura da cidade", afirma o praticante Lucas Pexão, 31. Ele é curador da mostra "Transfer", que vai até 12 de setembro no parque Ibirapuera com o objetivo de mostrar a interação com a cidade de expressões como o skate, o punk, o hip-hop e o grafite.

Para ele, as pistas destinadas à prática do esporte são poucas e não atraem. "A pista não se relaciona com a arquitetura da cidade e com a estética do esporte", afirma. Segundo Pexão, andar de skate na Paulista ou no vale do Anhangabaú, por exemplo, é um atrativo inclusive de potencial turístico, que atrai skatistas do exterior.

Ele diz que outras cidades, como Barcelona, são mais progressistas em relação ao tema. "Em frente ao MacBa [Museu de Arte Contemporânea de Barcelona], por exemplo, o skate é permitido e atrai gente do mundo todo."

Bom, como skatista é claro que sou contra essa lei, o skate street não pode ser só praticado em pistas, elas não dão condições para todas as manobras, e nem metade da diversão. Fora que com a rua podemos ir para todos os lugares, e na pista sempre teremos os mesmo obstáculos, as mesmas manobras, o mesmo lugar...

Se você é skatista e mora em São Paulo, tentem argumentar com os governantes, caso não dê certo, protestem, consigam abaixo assinados,não deixem um vereador destruir um esporte!

Se você não mora em SP e quer ajudar, poste em seu Twitter: #SKATELIVRE_SP

Como disse um cara no site da Folha: Proibir skate na rua é a mesma coisa que proibir surf no mar, agora só pode em lagoa^^

Bom, e para terminar um vídeo brasileiro de skate, só na rua:

9 comentários:

greg disse...

nem ando de skate, mas pra quem gosta deve ser ruim!!
http://naosentindo.blogspot.com/

Kissajkian Abreu disse...

(...)MERMÃO, ESSA NOIA PODE SER PROIBIDA NÃO(...)

seguindo
http://blogdokissaj.blogspot.com/

Flor Tulipa disse...

Minha opinião em relação a essa lei é que não deve se proibir mesmo! o skate já é um esporte lindissimo ,mas os nossos skatistas tem que ter prudência onde eles andam não é verdade?!
Eu amo Skate quando mas nova andei muito :)
parabéns pelo blog muito massa

dudushockbmx disse...

nao sou skatista nem pratico, sou do BMX e do PK, mas acho essa lei uma vergonha, sei q sao paulo é a melhor cidade pra isso e pro bmx, e é mesmo pista nao tem graça, os politicos tem coisa mais importante pra se preocupar, isso é um esporte, como todos os outros, aposto q se tivesse um monte de negadinha jogando futebol la e atrapalhando tudo, oposto q nao ia te problema, mas como é skate ja vviram a cara, sofro com isso tmb, ja tive vontade de bate em muita gente, gente q fica me chingando ou chingando amigos meus q andam de skate, se essa lei for aceita, e alguem venha multar algum amigo meu, proemto q mato a pau o policial, cada vez esse brasil me decepciona mais, nao apoiam o esporte, quero dize apoiam, o futebol, bando de bixa correndo atras da bola, so presta a torcida mesmo, tenho saudade de quando morava na espanha, andava de bmx e com amigos de skate em qualquer lugar, sem ninguem encher o saco, muitas vezes apreciando e elogiando, tinha lugares como em praças nao frente de monumentos e tal q era proibido... pessoas, isso mesmo, tinha lugares q ele fechavam, lugares publicos, nao motificavam nem nada, eles mechavam e so entrava com skt e bmx!!!!

Porra de brasil!
desculap se falei muito palavrao, mas vo dormi irritado hj ja!!!!!!

Renan disse...

É difícil também né, se morre um, como foi o caso da Cissa Guimarães, é culpa do governo que não sinaliza direito. Se o governo tenta fazer alguma coisa (no caso não proibir o skate, mas sim restringir os locais onde o esporte pode ser praticado), também não pode. Ou seja, todo mundo quer fazer o que quer onde quer e o governo que seja responsável? Difícil também né pessoal...

Unknown disse...

Se pelo menos quem anda respeitasse e andasse só nas pistas de skate. Exemplo o cara que morreu atropelado, bem feito; já quase presenciei outros atropelamentos pela imprudência de skatistas. Quem respeita vai pagar pelos "metidinhos" a radicais.

dbolyhos disse...

o de cima falo besteira. o skate foi criado pra andar nas ruas naum nas porcarias das pistas, e ngm eh metido a radical por andar na rua e sim um mero e simples praticante...

sinceramente eles podem ateh proibir mas naum vai mudar nda...vo continuar andando o mesmo jeito e a repressao vai continuar do mesmo modo que ja existe hj...

e qnto ao atropelado...ambos estavam errados ..ele provavelmente estava de fone pra naum ovir o carro e o carro estava em alta velocidade em um local interditado.

Izaak disse...

Boicote neles! Sou eu que voto e coloco esses FDP lá pra decidirem o que eu faço ou não nas ruas, então se aprovarem essa lei já era. Num voto em ninguém que participar desse absurdo de proibição.

F disse...

O mano aí ou a Folha tão desatualizados... aqui em Barcelona o esquema só é mais progressista se vc chamar de progresso todas as proibições do mundo: skate no Macba é proibido! Assim como beber na rua, cuspira na rua, jogar bituca de cigarro na rua... só é permitido se ninguém vê vc fazendo. O que acontece é que a polícia às vezes não enche o saco dos skatistas no Macba pq a ordem do dia seria prender as putas e os caras vendendo cerveja...